Você está lendo:
Quais são os estilos de Yoga

Quais são os estilos de Yoga

Conheça alguns dos principais estilos de yoga e as suas características

Quais são os movimentos de Yoga

O yoga nos propõe a união entre o corpo, a mente e o espírito, servindo como um caminho de autoconhecimento para o indivíduo. São diversas as linhas existentes para cada um trilhar a sua própria jornada dentro do yoga. Para começar a entender um pouco das diferenças básicas entre as práticas que incluem os asanas (posturas), podemos perceber que algumas prezam pela permanência e o alinhamento das posturas, enquanto outras trabalham uma transição mais dinâmica entre elas. Veja alguns dos principais estilos de yoga e as suas características:

Hatha Yoga

O Hatha Yoga é um dos estilos mais praticados no ocidente e também considerado uma das linhas clássicas do yoga. Foi dele que diversos outros estilos surgiram. A sílaba “Ha” significa “sol” e a “tha” significa “lua”. Portanto, Hatha refere-se ao equilíbrio das forças no corpo, e quando este equilíbrio é criado, mantemos saúde do nosso organismo. As aulas geralmente são estruturadas com asanas (posturas), pranayamas (técnicas respiratórias), meditação e relaxamento. Uma característica marcante da modalidade é a permanência prolongada nas posturas. Muitos recomendam o Hatha Yoga como um bom caminho para se iniciar na prática, pois ele pode ser adaptado para qualquer pessoa.

Iyengar Yoga

Esse sistema foi introduzido pelo mestre indiano B.S.K Iyengar, por isso leva o seu nome como identificação para o estilo. A prática preza pelo alinhamento perfeito das posturas e para isso existem acessórios específicos, conhecidos como props, que auxiliam o praticante durante as aulas. O uso de blocos, cintos, cordas e elásticos torna a prática acessível a qualquer pessoa que tenha algum tipo de limitação. Esse também é um estilo indicado para iniciantes e assim como no estilo Hatha Yoga, possui uma permanência mais prolongada em cada asana.

Ashtanga Yoga

A sistematização da modalidade foi feita pelo mestre indiano Sri K Pattabhi Jois. O Ashtanga Yoga (também chamado de Ashtanga Vinyasa Yoga) contém seis sequências fixas de posturas e a cada série, o nível de dificuldade e exigência vai aumentando. Leva um tempo para o praticante passar para próxima série, pois é preciso dominar a sequência anterior antes de avançar. Geralmente, os praticantes da modalidade chegam até a série 2 ou 3. Diferentemente das outras linhas já mencionadas, no Ashtanga os asanas são realizados de forma dinâmica e há bastante foco na respiração (Ujjayi Pranayama). As aulas são intensas e vigorosas, ideal para quem busca disciplina e foco, mas não muito recomendada para iniciantes.

Vinyasa Yoga

O Vinyasa, assim como os outros estilos, é derivado do Hatha Yoga. Essa modalidade se assemelha ao Ashtanga pela transição fluida entre as posturas. Porém, a diferença é que não existem séries fixas de asanas como vimos no Ashtanga. O professor tem a liberdade de montar as sequências para aulas, mas sempre baseadas nos propósitos do yoga. Os fundamentos do Vinyasa são atribuídos ao mestre indiano Krishnamacharya, que foi o professor de Iyengar e Pattabhi Jois. A modalidade pode ser conhecida como Vinyasa Flow e também é um dos estilos mais vigorosos e desafiantes para o praticante.

Seja de forma mais dinâmica ou permanente, a prática do yoga proporciona inúmeros benefícios físicos, emocionais, psicológicos e energéticos. Todas as modalidades levarão mais qualidade de vida, saúde, redução do estresse e alívio da ansiedade. Além disso, conduz o praticante a um caminho de autoconhecimento, bem-estar e paz interior. Para escolher uma modalidade, o ideal é experimentar uma aula e sentir na prática com qual delas você mais se identifica. O importante é dar o primeiro passo!

Facebook
Instagram
Medium
Contato