Mantras, para que servem e seus objetivos
Mantra é uma palavra do sânscrito que significa “aquilo que conduz a mente” (man = mente; tra = instrumento). Especificamente, é um som obtido por uma letra, uma palavra, uma sílaba ou uma frase. A origem dos mantras está nos Vedas, escrituras sagradas indianas consideradas entre as mais antigas da humanidade, milhares de anos antes de Cristo (aproximadamente 3.000 a.c). Então, mantra é considerado um som sagrado que carrega grande poder de transformação.
O mantra é também uma forma de energia, pois toda energia produz uma vibração, que por sua vez produz o som. Ou seja, mantra é um corpo sonoro vibrante repleto de energia, sendo que cada palavra tem um som e manifesta uma forma mental através da sua repetição.
Os objetivos são diversos, mas basicamente o principal é a concentração da mente, como uma forma de direcionar os pensamentos e ser um meio para a autotransformação do ser. Idealmente, coloca-se uma intenção ao entoar um mantra para que o seu poder se potencialize. A repetição constante de um mantra (conhecido como japa) possibilita limpar a mente e mudar a sua vibração para energias mais elevadas.
Existem alguns mantras, de uma única sílaba, que possuem uma potente concentração de energia e são conhecidos como bija mantras (“mantra-semente”). Um dos mais conhecidos é o OM (AUM), representado pelo símbolo ॐ.
Todos os sons devocionais da cultura indiana são mantras? Não necessariamente! Estamos mais familiarizados com a palavra “mantra” e comumente atribuímos este nome aos cantos hindus, mas muitas vezes eles são kirtans.
Diferentemente dos mantras que por estarem nos Vedas possuem uma estrutura mais rígida e não buscam a musicalidade, os kirtans são cantados (geralmente em grupo), acompanhados de instrumentos, descontraídos, com versos simples que se repetem várias vezes. Um kirtan bem conhecido é o “Om Namah Shivaya”.
Outro tipo de canto da tradição védica é o bhajan, uma poesia musical que não possui repetição como nos kirtans. Na verdade, é uma linha bem tênue que os separam, mas no geral o bhajan é um pouco mais complexo que o kirtan.
Seja através de mantras, kirtans ou bhajans as palavras e o sons possuem um incrível poder de transformar a nossa energia, alinhar e purificar os nossos pensamentos.
Namastê!