Movimentos simples que aumentam sua qualidade de vida
Muitas coisas podem nos matar, mas uma das causas mais furtivas e mortais é algo que a maioria de nós fazemos por horas todos os dias.
Uma análise de 13 estudos de tempo sentado realizado pela Clínica Mayo descobriu que aqueles que se sentavam por mais de oito horas por dia sem atividade física tinham um risco de morrer que rivalizava com os riscos impostos pela obesidade e pelo tabagismo.
Por mais preocupante que isso possa parecer, a análise também descobriu que as pessoas podem neutralizar os efeitos prejudiciais de se sentar simplesmente se movendo mais.
Esses cinco movimentos sutis de yoga - que devem ser realizados em uma cadeira - liberarão a tensão e desfarão algumas das conseqüências de longos períodos de sessão. Nenhum deles exige privacidade ou qualquer equipamento para ser realizado.
Pressão nas Pernas e Quadris
Quando nos sentamos por muito tempo, nossos quadris ficam tensos. Isso pode se manifestar de várias formas, desde dor nas costas até dor ciática e/ou no tendão ao longo da parte externa da coxa.
Para desfazer um pouco do aperto nos quadris, comece colocando os pés no chão. Ao inclinar sutilmente a pélvis para frente e para trás, concentre-se em usar os músculos do núcleo profundamente na barriga para ativar o movimento.
Ao expirar, incline a parte de cima da pélvis para trás, puxando o umbigo para a coluna, como se estivesse na pose do gato. Respire fundo enquanto move a parte superior da pélvis para frente, fazendo uma curva no estilo da pose da vaca na parte inferior das costas e deixe o esterno subir levemente. Expire e volte para o gato. Repita várias vezes.
Em seguida, passe para a postura sentada do pombo. Pegue o pé direito e cruze-o sobre a coxa esquerda para que o osso do tornozelo repouse no topo do joelho. Flexione o pé direito e gentilmente permita que a gravidade desenhe o joelho direito em direção ao chão. Você sentirá uma sensação de alongamento no quadril externo direito. Faça de três a cinco respirações profundas, depois mude de lado.
Mova-se para a frente de sua cadeira para que seu quadril fique perto da borda do assento. Estenda as duas pernas para fora na sua frente com os pés flexionados, os calcanhares apoiados no chão e os dedos apontando para cima. Pegue o seu tornozelo direito e cruze-o à sua esquerda.
Na expiração seguinte, incline-se ligeiramente para a frente nos quadris, mantendo a curva natural das costas (sem dobrar as pernas), até sentir um alongamento nos músculos isquiotibiais do lado esquerdo. Você também pode sentir esse alongamento em seus glúteos. Faça duas respirações profundas. Na sua terceira inspiração, volte para a posição vertical.
Agora, mude de lado e repita com o tornozelo esquerdo no topo.
Tensão na parte superior do corpo
Quando ficamos tensos no escritório, nossos corpos reagem como se tivéssemos nos deparado com uma cobra venenosa.
Nossa parte frontal se contrai para proteger órgãos vitais, e nossos ombros se levantam e as mãos se apertam para se preparar para lutar. Não é surpresa que voltamos para casa do escritório exaustos e com a coluna em forma da letra "C".
Para neutralizar um pouco disso, comece com sua coluna, ombros e pescoço. Leve as mãos para os braços da cadeira, diretamente abaixo dos ombros, como se fosse pressionar e levantar-se da cadeira, usando apenas os braços. Os cotovelos apontam para trás e os dedos para a frente.
Inspire, alongando a coluna. Imagine que uma corda esteja presa ao topo de sua cabeça e alguém a esteja erguendo em direção ao céu.
Ao expirar, solte a orelha direita em direção ao ombro direito. Faça uma inspiração para pausar e depois expire suavemente enquanto lentamente permite que seu queixo role para sua clavícula direita e então para o centro do seu peito. Quando estiver olhando diretamente para o seu colo, respire mais uma vez e depois levante a cabeça enquanto inspira.
Tire um momento para fazer uma pausa e observe a diferença que você sente entre os lados esquerdo e direito do pescoço e ombros, e depois repita no lado oposto.
Este é um dos movimentos mais eficazes para aliviar a tensão das mãos, antebraços e punhos após um longo dia de digitação ou uso do mouse. Nesta versão, em vez de unir as palmas das mãos atrás das costas, você simplesmente leva as palmas das mãos à região lombar com as pontas dos dedos voltadas para cima.
Para fazer isso, se posicione na borda da frente da cadeira, de modo que você possa puxar os cotovelos um para o outro atrás de você enquanto mantém as mãos na região lombar. Respire profundamente algumas vezes, sentindo o aumento de sua caixa torácica e diminuindo a cada respiração. Solte em uma expiração.
Este exercício é ótimo e estica os músculos das mãos, peito, ombros e pescoço.
Experimente qualquer um desses movimentos na próxima vez que estiver estressado e precisar de um momento para redefinir, refocar e reequilibrar o corpo e mente.
Mesmo um pequeno movimento todos os dias pode ajudar a reduzir o impacto de longos períodos de sessão, melhorando assim as suas chances de viver bem e diminuir o stress cotidiano.